quinta-feira, 25 de junho de 2009

Tipos de respiração prânica, e sua aplicação às variadas religiões.



Qual o significado de respirar? Do ponto de vista químico sabemos que o ar é composto de moléculas de gases: oxigênio, nitrogênio, gás carbônico e mais seis gases: argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio. Portanto é certo que é matéria, e com isso há o magnetismo correspondente às moléculas que compõe estes gases.
O oxigênio é essencial na respiracão celular de nosso organismo, é um tipo de molécula paramagnético, que são respectivamente moléculas que são ligeiramente atraidas pelos ímas, ora, se o oxigênio é paramagnético podemos constatar que se a energia espiritual flui atraéz do ar ( prana ) isto quer dizer que os diversos elementos ( pedra, incenso, fogo, plantas ) magnetizam as moleculas de ar ( já que são paramagnéticas ) e estas respectivamente magnetizadas caem em nossa corrente sanguínea atravéz do pulmão, não sem antes passar bem perto do cérebro atravéz das vias respiratórias. No entanto esta não pode ser uma única teoria de energizar somente as moléculas existentes no plano físico já que existe energia até no vácuo... há a ressalva de que energia é algo muito abrangente pois existem muitas qualidades na energia e os magnetismos dos elementos seriam energias delineadas para determinadas funções, este seria um dos motivos do plano físico ter de existir: para delimitar a energia em qualidades especificas.
Outra questão relativa à energia é o próprio pensamento, pois se a consciência não está restrita ao organismo onde ela está? Talvez ela flui atravéz do prana ou ela é o próprio prana, uma consciência universal talvez despersonificada ou ao mesmo tempo personificada e universal. O fato é que o pensamento é somente uma das características da consciência, e atravéz da respiração sentimos as energias, mas sentimos com maior intensidade os nossos próprios pensamentos localizados no consciente profundo. Onde está o pensamento? Segundo L. L Vasiliev ( fisiologista ): "Um físico alegava que a telepatia só era possível atravéz de uma irradiação eletromagnética. Aí o professor mandava repetir a mesma experiência em uma sala isolada por grossa camada de chumbo, onde até o chão era isolado do mundo exterior com mercúrio, e as experiências deram resultados positivos". ( "Experiências com sugestões" mentais ). A comparação é a seguinte: será que esta energia denominada como prana ou "orgônio" Por Wilhelm Reich têm as mesmas características do que o pensamento, ou seja: O prana depende do eletromagneismo para fluir? Ou ainda poderiamos supor que o prana fosse o próprio eletromagnetismo emanado das moléculas ou que flua atravéz das moléculas utilizando-as como uma especie de codificados que transmitisse as qualidades deste magnetismo. Particularmente creio que o prana, energia que absorvemos com concentração-respiração dependa da matéria para existir, ou seja uma substância eletromagnética da matéria, tanto é que os médiuns sempre têm a preferência de uso de pedras, fogo ou incenso por perto, justamente para canalizar o eletromagnetismo destes elementos. No entanto o pensamento passa a estar em um nível superior ao próprio eletromagnetismo, seria então o prana um combustível utilizado pelo pensamento ( Podemos neste caso entender pensamento como a parte crucial do ser ou mônada vital )
ENERGIA DO VÁCUO

O elemento ar é interessante do ponto de vista que todos respiramos o mesmo ar, sendo assim é um elemento atravéz do qual nos unimos energeticamente, e nos tornamos "uno", não podemos ficar muito tempo sem respirar por muito tempo, o ar é efetivamente essencial, no entanto é extremamente aconselhável, ainda que a respiração possa ser considerada uma atitude automática, aprender a controlar a respiração. O primeiro passo é controlá-la de uma maneira natural, a prática da natação à longo prazo proporciona uma interessante capacidade de controle da respiração, as respirações vão de 2 por 1 até 5 por 1, de alguém realmente treinado que têm grande capacidade de encher os pulmões Certamente a capacidade pulmonar de um nadador é superior à média geral.
Na Umbanda a atividade de incorporação está intimamente relacionada com o aumento da frequencia de respiração ou hiperoxigenação o que supostamente aumenta a energização ou magnetização. As tradições da índia como Yoga possuem diversos tipos de exercícios respiratórios ( Pranayama ): Respiração Ujjayi, Adhama pránana ( Respiração abdominal ), Prána kriyá ( Respiração completa ), Respiração Kundalini ( Energizante ). As "nadis" são os canais energéticos do corpo que conduz o prana.

NADIS


"Bhastrika é a respiração curta e rápida: produz um aprofundamento da consciência, fortalece a vontade e aumenta a serenidade. Me pergunto se este não seria um efeito similar dos estados de transe e incorporação. O que seria justamente o oposto às técnicas de Tsa Lung Budistas que propõe justamente a retenção da respiração, induzindo não a energização mas sim a entrada em estados alterados de consciência de caráter meditativo, contemplativo, estático e transcendente, não-físico tal como a proposta do Budismo, não obstante não creio que isto se aplique ao Budismo tântrico já que este considera o corpo como caminho a transcendência e utiliza a energia Kundalini.
Podemos constatar que Tai-Chi-Chuan, Qi-Gong, Tao Yoga ( Daoyin ), Hagha-Yoga, raja-yoga assim como Lu-Jong, Lo-Jong, Tsa-Lung, kum Nye e Ba-Kua equivalem à atividades que dependem exclusivamente de um intenso treinamento da respiração prânica.
PRANAYAMA



Swami Ramdev
SWAMI RAMDEV


Breath of fire breathing

Edgard Armond, espirita e maçon, diz em seu livro "Passes e Irradiações":

"A energia cósmica tem muitos nomes, manifesta-se de muitas formas, conquanto seja sempre a mesma, em essência e fundo: akasa, para os hindus, aôr, para os hebreus, telesma, para os hermetistas, azoth, para os alquimistas, força ódica de Reichembach, força psíquica de Crookes, fluido mesmérico, fluido vital, prana, fluido universal"
Ver energia em:
ENERGIA
Sobre a respiração, de Armond, temos:
"aspirar o ar pelo nariz, empurrando o diafragma para baixo e procurando recolher o ventre para que, assim, o ar penetre amplamente no pulmão, inclusive em seus lóbulos superiores; contar até cinco. Parte da absorção que se dá no corpo perispiritual, pelos centros de força. Reter o ar nos pulmões, contando, da mesma forma, até cinco. Soltar o ar lentamente pela boca, contando o mesmo tempo e procurando esvaziar os pulmões completamente. Reter os pulmões vazios durante o mesmo período de tempo e recomeçar, como no princípio. Em todas as fases, procurar aumentar, gradativamente, o tempo dos movimentos e das pausas"
Percebe-se que Edgard Armond recomenda uma técnica similar à do Budismo, do Tsa Lung ( Bo dos Tamangs ) e Praná Kriyá ( Yoga ) que procuram a retenção da respiração. Inverso da incorporação da Umbanda ou na respiração de Fogo Kundaline que são frenéticas e rápidas.


Na Bíblia encontramos:
Jó 32-8
: Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-Poderoso o faz entendido.
Isaias 30-28: E a sua respiração como o ribeiro transbordante, que chega até ao pescoço, para peneirar as nações com peneira de destruição, e um freio de fazer errar nas queixadas dos povos. Jó 9-18: Não me permite respirar, antes me farta de amarguras.
Jó 10-20: Porventura não são poucos os meus dias? Cessa, pois, e deixa-me, para que por um pouco eu tome alento.
Jó 39-20: Ou espantá-lo-ás, como ao gafanhoto? Terrível é o fogoso respirar das suas ventas.
Gêneses 2-7: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Jó 27-3: Que, enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus nas minhas narinas.
Jó 34-14: Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego.

É interessante notar que a palavra "alento" ao mesmo tempo que indica: hálito, bafo, respiração e fôlego também indica ânimo ou forças, já que é no ar que se encontra a energia vital, tanto é que Deus "soprou em suas narinas o fôlego da vida", é assim que em Gêneses encontramos a relação entre o ar e o princípio da energia que paira no Universo. Não obstante é imprescindível notar que respirar é intercambiar energias com o universo, e que não somente se respira ar como também pode se respirar o sentimento e pensamento alheio, neste caso não estou falando por metáforas, simbolismos ou poesias mas pelo próprio fato de que um sentimento ou pensamento paira no ar, e resprando absorvemo-lo. É assim que nota-se em Jó 9-18: "Não me permites respirar, antes me fartas de amarguras.", deste modo respirar significa trocar energias e parar de respirar significa um modo de defesa, travar a respiração em determinados momentos e circunstâncias do dia a dia é uma estratégia de defesa na qual você contribui para a não assimilação das energias que pairam no ambiente, e que muitas vezes são direcionadas intencionalmente diretamente à você. Ora estas, se já vimos que podemos energizar atravéz de movimentos e respiração, com as atitudes opostas podemos não-energizar, ou seja: não "Se abrir", travar a respiração, cruzar os braços, esfregar os cabelos ou mesmo colocar um dente de alho cru na boca são modos de defesa, a sociedade todavia é demasiadamente instável e até mesmo o Budismo que teoricamente seria uma religião mais "zen" possui mantras específicos para proteção contra o mal, a Umbanda possui os Exus, que são os guardiões... enfim, este não é o tema principal que estamos abordando, mas julguei conveniente dizer que se falamos em respiração e em suas qualidades é necessário abordar qual é a importância e significado da não-respiração. Seria de bastante bom senso convir que travar a respiração não é uma solução em si, mas antes disso uma estratégia emergencial, obviamente melhor seria resolver a pendenga da maneira que fosse mais pertinente, do contrario a estratégia de saída ou retirada também pode resolver, para um retorno posterior mais preparado e prevenido. É assim que médiuns de graus de sensibilidade elevado aparentam tipos de comportamento significativamente peculiares, como sair de um ambiente repentinamente, ou mesmo comportamentos gestuais e físicos bastante característicos.

2 comentários:

  1. estou enviando via e,mail texto sobre tarô.
    - pesquisa
    - isolamento
    - gregos
    -homem x igreja
    - homem co-criador do cosmos
    - meditação e memoria
    espero que você tenha curiosidade e leia, cola-
    boração para o traalho.

    sandra

    ResponderExcluir
  2. no capitulo 4 comentário sobre respiração
    vida? a partir de quando- corpo/espirito.....

    ResponderExcluir

Vamos fazer todos os cálculos, incluindo os decimais. Assim tudo será resolvido!
pompagreat@hotmail.com