quarta-feira, 17 de junho de 2009

Sobre o movimento, peregrinação.

Ainda discutindo sobre a questão do movimento ( ver parte 1 ) temo de considerar a existência de três categorias básicas de movimentos, o primeiro se refere aos movimentos de caráter apenas físico, o segundo são movimentos que possuem uma representação simbólica e o terceiro são movimentos magnéticos.
O movimento simbólico é aquele em que o sujeito faz aqueles movimentos porque aqueles movimentos representam algo como por exemplo seu amor à Deus, ou mesmo representam uma homenagem aos Deuses como faziam os gregos noa Olimpiadas em homenagem à Zeus. O movimento simbólico é diferente do movimento magnético, pois ainda que a pessoa tenha uma forte motivação simbólica para empreender aquele ato podendo até chegar num forte âmbito emocional e intencional ela não está ascessando os campos eletromagnéticos com efeitos piezzo-elétricos de seu corpo, chamados de chacras pelos indianos ou meridianos pelos orientais, sendo assim o ato em si se restringe em seu aspecto representativo ou simbólico. Podemos tomar como exemplo deste tipo de movimento uma jornada ou longa caminhada empreendida em nome de algum santo especifico como há pessoas que empreendem caravanas para Aparecida do Norte para pagar promessa ou pedir bençãos, muitos preferem ir de cavalo ou até mesmo a pé como um sacrifício de caráter exclusivamente físico, auxiliando com que a consciência do indivíduo perceba que no plano físico ele empreendeu um esforço "real" ou seja: físico. Neste caso é certo que deve haver um grande espirito aventureiro, uma certa ousadia e muita coragem para confrontar o novo, o inusitado aquilo que é inesperado, o contexto do peregrino não se restringe apenas ao simbolismo de sua jornada pois já que ele empreende uma atitude física ele está diretamente conectado com aquilo que possa vir à ocorrer durante seu trageto, é óbvio que por mais que uma peregrinação possa ser programada ( O que é minimamente conveniente e até necessário ) sempre ocorrem imprevistos, alguns de caráter climático e outros de caráter social. Posso citar neste caso um exemplo pessoal no qual em 8 dias fiz uma jornada de 840 Km em uma Monark-10 perpassando as mais inusitadas e inesperadas situações, você têm que ser um misto de Magaiver, Hércules e Kasparov ou seja: ter esperteza, força e sabedoria para conseguir atravessar a jornada. Como diz o sábio do filme Ö poder além da vida" o mais interessante não é o objetivo mas sim a jornada em si, assim aplicamos um paralelo com o objetivo de nossas vidas e com nossa jornada.
Creio que o mais interessante é notar que deve haver uma sincronia entre o aspecto representativo ( simbolo ) de uma peregrinação ( ou qualquer movimentação fisica aplicada ao espiritual) e seu ato no aspecto fisico em si, que trabalhará fatores psicológicos e sentimentais como motivação, coragem, iniciativa, criatividade, empreendendorismo e aventura. ( ver em http://operegrinomistico.blogspot.com/2007/07/aventura-de-ser-peregrino.html )
Existem dois caminhos segundo algumas crenças indianas: o caminho da contemplação e o caminho da ação, uma peregrinação se refere ao caminho da ação, uma meditação que acessa, trabalha, treina e desenvolve aspectos magnéticos e subsequentemente neuro-quimicos se refere ao caminho da contemplação.
Conforme o que acabara de ser dito temos de concluir que os dois caminhos são reais, e que inclusive os estados contemplativos e meditacionais produzem repercuções que chegam no âmbito de alterações fisiológicas, isto só pode confirmar ainda mais a conexão de mente-corpo ou indo ainda mais longe espirito-mente-corpo pois é certo que a mente não esta restrita ao cerebro que têm uma função decodificadora e tradutora das verdadeiras bases da realidade localizadas no espirito.
Sendo assim temos a atividade fisica de caráter simbólico algo que não acessa diretamente os campos magnéticos mas que pode ser considerado como localizado no mundo das ações e tendo grande capacidade de ascessar os sentimentos.
No entanto isto não impede de uma atividade de caráter magnético ( Uma dança na Umbanda por exemplo ) não ter ao mesmo tempo que trabalha o magnetismo uma representação ideológica ou simbólica, esta duplicidade de ação magnética e representação simbólica é muito claramente notada ao perceber que a entidade denominada como marinheiro além de fazer suas evoluções de direcionamento magnético do corpo também extrapola uma função representativa de seu balanço representando o balanço as aguas do mar. Ainda que façamos a divisão entre simbolismo e magnetismo não podemos nos esquecer que os simbolos estão não somente em movimentos corporais ou exressões e atitudes como também em muitas imagens nas mais diferentes religiões, e estes procuram traduzir coisas que a mente por um lado racional e dialético não poderia entender, deste modo é que as atitudes simbólicas têm um grande valor.

A peregrinação à Meca ( Medina ) Um ato que inclui uma movimentação física de caráter simbólico. Faço, no entanto, algumas observações com relação à dinâmica do vídeo, já que notamos claramente que notamos que parte dos islamitas ( um contingente impressionante de pessoas ) ficam ao redor estáticos atentos às orações, ou seja: fazendo um trabalho exclusivamente mental, intelectual e moralístico, enquanto outra parte gira ao redor da Caaba ( Ver em http://pt.wikipedia.org/wiki/Caaba ) ou seja: Fazem uma caminhada de caráter simbólico, mas nem por isso deixam de escutar os conceitos proferidos do Alcorão, e por isso ainda que trabalham o físico também acessam um campo mental de senso de justiça, paz e amor.

Podemos considerar uma Ultramaratona como uma verdadeira peregrinação, levando em conta a distância de 83 Km, a sensa ção de auto-superação que possui a maratona é também a mesma que possui o peregrino, de perpassar uma vasta extenção de horizontes múltiplos e diferentes momentos e vivências, o peregrino perpassa uma série de paragens, possivelmente conhecendo gente diferente em personalidade e modos de ser, a sensação do viajante, que não é neutro no conhecimentos das novas coisas senão participativo e integrador, integrando-se à paisagem... Uma peregrinação espiritual como Compostela têm muito em comun com o sentido de transcender o corpo para chegar ao espírito da Ultramaratona, pois há um determinado momento numa longa jornada em que o corpo já chegou à um ponto em que quem faz a diferença é a mente, é a mente que o impulsiona. São aspectos como força de vontade, garra, perseverança, insistência, continuidade e ao mesmo tempo controle, moderação, organização e bom senso que fazem com que um corredor ou peregrino chegue à sua meta, que em geral é marcada por dificuldades e desafios quanto à distância a ser percorrida.

Comrades Marathon
É assim como a emotividade chega ao limite transcendendo aos valores do corpo atravéz do próprio corpo, creio que neste ponto não se é necessário ativar a parte magnética, é como se houvesse um grande salto direto do corpo ao espírito sem perpassar pelo eletromagnético. Uma atitude física pode gerar um "feito" e um feito um reconhecimento, tanto por parte do sujeito como por parte daqueles que o circundam, tornando-se todos cientes da representatividade simbólica do feito, que corresponde ao mito do guerreiro, Oxossi na Umbanda, Marte dos romanos ou Ares dos gregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos fazer todos os cálculos, incluindo os decimais. Assim tudo será resolvido!
pompagreat@hotmail.com