domingo, 14 de junho de 2009


Sobre o MOVIMENTO
A próxima tarefa a se empreender é bastante complexa e vasta, pois trata-se de procurar entender qual é o significado e necessidade do movimento físico no campo espiritual. De principio devemos dividir dois tipos de movimentos fisicos: o primeiro trata-se de um movimento meramente com características fisicas, ou seja: que não se envolve com as caracterisicas energéticas do ser humano, como por exemplo os esportes, a musculação, andar descontraidamente... estes tipos de movimento não exigem aspectos de treinamentos da mente como: atenção, concentração, introspecção, interiorização, reflexão dialética, mantras ou orações.
Já o segundo tipo de movimento se refere à todos aqueles movimentos que além de movimentarem o corpo fisico incluem a ativação de determinados centros de energias do corpo denominados pelos indianos como chacras e pelos chineses como meridianos, ( concepção que foi adotada por muitas filosofias como Jonrei, Espiritismo Kardecista e Reicki... isto para não citar o fato de que as mais diversas crenças do ser humano incluindo aí a fé católica e o Protestantismo luterano utilizam-se claramente da palma das mãos para os mais diversos usos magnéticos como por exemplo:
Direcioná-las ao altar para fazer uma oração específica, ou então o simples fato de dar as mãos ao companheiro ao lado para criar uma grande corrente de força magnética, temos ainda algo bastante comun executado pelos padres e pastores que é bastante visível em termos de utilização do chacra da mão que é a imposição da mão sobre a cabeça... procedimento que os espiritas chamariam de passe... )
O fato é que estamos aqui nos perguntando qual a necessidade da movimentação fisica para que estes pontos de energia sejam ativados, neste quesito tenho de citar algumas características que são frequentemente explicadas em teoria: diz-se que os chacras são estruturas energéticas que giram, este fator nos induz a acreditar que se girarmos nosso corpo fisico estariamos estimulando o chacra a girar mais rápido, já que é uma caracteristica natural o giro do chacra, por isto notamos que no Candomblé, na Umbanda e nos Derviches as danças são rotatorias, estimulando o chacra da cabeça a girar mais.
Como se isto não bastasse a pessoa enquanto gira faz diversas evoluções com as mãos diversas vezes aplicando e direcionando as próprias mão em direção ao próprio corpo como podemos notar claramente no Tai Chi Chuan, no Qi Gong, no Tao Yoga ( Daoyin ), no espiritismo Kardecista ( Autopasse ),na Umbanda ( Incorporações ), e também na dança budista sagrada do Sutra do coração. Nota-se entre todas estas categorias religiosas uma grande similaridade no que se refere ao movimento enquanto parâmentro fundamental à energização.
Não podemos em hipótese alguma confundir estes tipos de movimentos com o movimento comun ou destituido de espectos energéticos ou magnéticos, pois há um fator fundamental nos movimentos energéticos que não há nos outros, porque os energéticos não se restringem ao procedimentos físicos ( ainda que estes sejam importantes por direcionarem os crakras em direções fundamentais para ativação, manutenção e mudanças do fluxo energético ) eles vão mais além porque se relacionam com caracteristicas que também são fundamentais como: respiração ( que fica mais rápida para que o fluxo energético aumente ) que é tão fundamental quanto o próprio movimento, concentração, atenção, seriedade ( Note isto na expressão de um Exu incorporado, sua face demonstra seriedade das nunca imaginadas, claramente demonstrada pela fisionomia, perceba principalmente a posição da boca ) enquanto se movimenta a pessoa também ora e utiliza o poder da fé entrando assim com todo o procedimento ( movimento, respiração, atenção, seriedade, concentração, oração, audição, tontura )
Em faixa de ondas Alfa ( está entre 7-12 HZ. Em Alfa, nós acessamos mais facilmente nossa capacidade dormente - ela funciona como um portal para estados de consciência mais profundos ).
Teta ( está entre 4-7 HZ.. Em Teta, nós estamos como num "sonho acordado", ficamos receptivos a informações que estão além do nosso estado normal de consciência, ativando estados mentais extrasensoriais. )
Ou até Delta é a onda cerebral passa para o acesso ao inconsciente, onde a intuição pode aflorar facilmente. meditação profunda. A faixa Delta está entre 0.1 - 4 HZ.
Toda esta complexidade das ondas mentais certamente faz parte de um aspecto cientifico das mudanças de padrões de percepção da realidade, parece que quanto mais lenta a vibração, ou seja: mais amplas são as ondas maior é a percepção que o sujeito têm do ambiente que o circunda, incluindo nisso as consciencias que o cercam sejam estas do mundo astral.


Dança budista sagrada "Sutra do coração" por Devi Dhyani nota-se claramente o uso dos movimentos corporais enquanto forma de energização, principalmente no uso das mãos que ora se direcionam para fora ou para o corpo, sendo que podem estar abertas ou fechadas criando um fluxo reversivo de energia.
No BUDISMO encontramos os Ydams que são entidades meditacionais que fazem o que na Umbanda se denominaria como incorporação, mas também há no Budismo os asuras inimigos dos semi-deuses ou Devas.

Vajrabhairava ou Yamantaka, cabeça de búfalo, é uma das três deidades meditacionais principais da escola Gelug


No XINTOISMO

( Japão ) existem os Kami ou entidades caseiras.

Amaterasu O-mikami ( Um Kami do Xintoismo/Japão ) - Em sua casa, os fiéis têm geralmente um pequeno altar doméstico (kamidana), onde colocam vários amuletos: um do santuário local, outro do grande santuário nacional de Ise, e mais algum, conforme as devoções e preferências. Todas as manhãs, são feitas oferendas: saquê (aguardente de arroz), arroz, sal. Acende-se uma lamparina e fazem-se orações aos kami. Kami do xintoísmo, ser com poderes que um ser humano comum não tem como: espíritos da natureza, protetores ancestrais, divindades relacionadas à prática religiosa do Xintoísmo.
Quando falamos em Xintoismo devemos citar alguns conceitos filosóficos que fundamentam a medicina chinesa estes são: Ba-gua, relação yin-yang, teoria dos 5 elementos e meridianos de energia. Partindo deste ponto podemos compreender como funcionam os movimentos executados pelos chinenes tais como: Tai-chi-chuan, taoyoga ( daoYin ), QiGong ou até mesmo o Kung Fu Shaolin. Acontece com o Budismo algo bastante interessante pois recebe influência das filosofias e deidades hinduistas como também das xintoistas tendo-se assim em conta a existência de semi-deuses e seus inimigos os asuras, também uma série de criaturas mitológicas como o dragão ( Ryûjin ), os Kappas que são entidades com um gênio inusitadamente similar aos seres do filme "gremilins", os Tengus um misto de pássaros com homens. Até mesmo pode-se encontrar matadores de demônios como o personagem Shoki. Temos também a aterradora personagem protetora dos demônios conhecida por Palden Lhamo. É assim que podemos fazer um paralelo bastante claro com os Exus da Umbanda, entidades que retiram toda a negatividade e fazem o trabalho de proteção, uma peculiaridade com bastante sentido é que tanto na Umbanda como no Budismo de influências xintoistas e hinduistas estas entidades são de aparência aterradora, com caveiras e históricos tão impressionantes como suas próprias aparências Matador de demônios Shoki

Palden Lhamo - Diz-se que, durante o reinado de Songtsen Gampo (605 ou 617? - 649), Palden Lhamo convocou todas as outras divindades protetoras com a promessa de proteger o rei da Trulang santuário. Ela apresentou um copo de ferro e prometeu que "Se erguerem uma imagem de mim, este santuário real estará protegido de qualquer danos futuros por seres humanos e por demônios!" Ela também disse ter aconselhado Lhalung Pelgyi Dorje para matar o rei anti-budista Langdarma em 841 EC, e é descrito como o "Dharma-protetora de Lhasa".
Tengús cristuras metade humanos metade aves, são também considerados como Kamis, pois na mitologia são descendentes do kami Susano, são mais arteiros e brincalhões do que propriamente maldosos, nesta gravura Yoshisune um herói mata um Tengú: seriam eles algo como a personalidade de um Saci? Haveria algo de Exu ou Exu-mirin? Creio que não, mas sim relacionados mais à idéia de gremilins, ainda há na mitologia chinesa os Kappas que também não são completamente maus mas que sugam energia pelo anus e os Onis que equivaleriam na cultura ocidental por Ogros ou Demônios.

Os conceitos chineses podem ser pesquisados em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_tradicional_chinesa


Tai-Chi-Chuan forma 13 pelo mestre Chen Shi-Yu


TaoYoga ( Dao Yin ) Movimento 12, é sempre apregoado pelos mestres a importância do treinamento da respiração conjuntamente com os movimentos físicos.
As Religiões PRÉ-ISLÂMICAS

Dança dos Derviches

Temos diversos Djinns que podem ajudar ou atrapalhar segundo suas próprias vontades ou suas respectivas personalidades e singularidades os respectivos tipos de djinn são: Shaitan, Ghul, Marid, Ifrit e jinn. Os Ghuls são traiçoeiros, os Ifrits são espíritos diabólicos no entanto alguns djinns inspiravam os poetas e adivinhos, os Djinn tinham poderes quase "mágicos" e poderia usa-lo contra ou a favor dos homens. No entanto também são submetidos ao julgamento de Deus. O xamanismo exerce influência sobre o clérigo Islão não-oficial. Os residentes de Bukhara crêem que alguns "ishans" ( Clérigos ) Têm a capacidade de curar alguns doentes, porque eles têm um espírito protetor. Na Turkmenia algumas pessoas clamam para os descendentes do profeta Muhammed, eles possuem um completo anfitrião de Gênio ( Jinn ) ajudante. Assistidos pelo Gênio eles profetizam para curar o possuido.

Não podemos deixar de citar que uma vertente bastante interessante do Islamismo são os Derviches que executam danças giratórias com mudanças ritmicas ( Considero as mudanças ritmicas existentes também nas musicas Indianas e no Batuque da Umbanda como um fator que trabalha o Yin ou Yang conforme o ritmo ou: extroversão energética ou introspecção meditativa ), como se não bastasse os giros ainda fica muito claro que existe algo como impostação de mãos, uma para o alto para captação outra para baixo para emissão. Ocorre que este seguimento do Islã conhecido também como sufismo ou sufis não é aceito pela ortodoxia justamente por buscar um contato mais direto com Deus atravéz de suas danças os principais representantes sufis são Hallaj e Al-Ghazali. O Islã considera Jesus como mais um dentre os muitos profetas e não especificamente como o Messias como Judeus e Católicos e Protestantes. Os principais mestres sufis são: Nasreddin, Emir Abd El-Kader, Mevlana Jalaluddin Rumi, Bulle Shah, Shah Abdul Latif.

Djinn


Nas CRENÇAS NÓRDIGAS há entidades caóticas mas não essencialmente negativas como Loki.

Loki - (também conhecido como Loke ou Loptr) é um deus ou um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, também está ligado à magia e pode assumir muitas formas. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles. Pode ser considerado como um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança; está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica.Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas. Sendo um misto de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. Entretanto, ele é respeitado por Odin, os dois mantém relações fraternas. Ele também ajuda Thor em algumas situações para recuperar seu martelo Mjölnir, roubado pelo gigantes. Assim como muitas outras religiões politeistas, esta mitologia não apresenta o característico dualismo entre o bem e o mal da tradição do oriente médio.



UMBANDA

Na UMBANDA tudo é esclarecido de uma maneira muito real pois traz à tona a interferência espiritual-material de maneira desmistificada temos assim diversos Orixás que estão energizando entidades como caboclos, pretos velhos, exus, pombas-gira, crianças e baianos, no entanto neste contexto não podemos nos esquecer da possivel interferência de quiumbas: ou espiritos desencarnados envolvidos com sentimentos negativos. A Umbanda divide conceitos com o espiritismo Kardecista o Candomblé e a Pajelança. Por sua vez é interessante notar como Kardek em suas obras pode ter sido influenciado pelas filosofias da India. O fundador da Umbanda foi Zélio Fernandino de Morais.

Em termos de movimentação noto que a Umbanda têm similaridades com a festividade "Mbeng Ntame" do Gabão ( Tribo Bwiti ) onde há diversas sequências de giros como corpo. Há de se considerar que no Gabão a sociedade Bwiti possui a tradição da planta enteógena Iboga, fora o uso da planta muitos aspectos relativos à dança e ao processo ritualistico e cerimônia iniciáticas se assemelham também à Umbanda ou Candoblé, o que era de se esperar já que são tradições provindas da África.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9lio_Fernandino_de_Morais

Caboclo, entidade da Umbanda que vêm regidos pela energia de algum dos 7 orixas ( no campo feminino ou masculino )


JUDAISMO - CABALA

Ainda podemos citar aqui que os JUDEUS têm grande sabedoria, e o mais interessante é que não escondem esta sabedoria, talvez até por isso tenham sido muito perseguidos, porque em geral as grandes religiões com fins de controle político e financeiro tenham procurado colocar a população dentro de uma "caverna de Platão" procurando sucumbir suas principais crenças mitológicas naturais, e suas maneiras específicas de cultuá-las, sendo assim os judeus atravéz da Cabala Místicas difundem a idéia de que os anjos possuem personalidades duais podendo interferir deste modo de maneiras diferentes sobre o ser humano. O fato é que o catolicismo trouxe a visão completamente dividida entre bem e mal, e não uma visão talvel mais interessante entre organização, desorganização e renascimento como fizeram os conceitos mitológicos pré-cristãos. os principais mestres da cabala são os seguintes rabinos: Shimon bar Yochai, Yosef Chaim, Baba Sali - Rabbi Yisrael Abuhatzeira, Chafetz Chaim, Omanut Yehudit, Abir Yaacov Abuhatzera, Hazon Ish e Lubavitch rabbi.


Conceito sa cabala mística de anjos que atuam nos dois campos: negativo e positivo

Ainda assim os PROTESTANTES ( QUAKERS/SHAKERS ) não deixam de lado a possível intervenção de uma entidade que denominam como Espírito Santo, bastante notado com interferência física numa das vertentes dos Quackers, os Shakers, nos quais Ann Lee uma das fundadoras dizia estar tomada pelo principio feminino da divindade, são chamados de Shakers principalmente pelo modo como chaqualham o corpo durante as danças. O fato é que as crenças que começam a desenvolver técnicas mais apuradas de auto-conciência e expanção da mente tais como Sufismo, Umbanda, Candomblé, crenças pré-islãmicas, hinduismo e budismo são rapidamente podadas por uma nova religião inventada pelas necessidades marxistas do ser humano egocentrado, esta nova religião chama-se política ou poder sobre a liberdade de procura pelo verdadeiro conhecimento: o conhecimento sobre a verdadeira natureza e profundidade da realidade, a percepção empirica levada aos seus limites dos sentidos. Para melhor controlar uma população e manter um governo autocentrado é necessário não permitir certas crenças ou procedimentos mágicos, assim a experiência empírica humana é constantemente suplimida e delapidada pelas religiões politizadas, isto faz com que o ser humano fique cada vez mais alienado das questões espirituais e tenha cada vez menos força para sua auto-descoberta, facilitando sua obediência mecanicista ao sistema imposto, deste modo tudo que se erga diante do sistema ( no oriente esta politização da religião pode ser notada no Taoismo ) passa a ser considerado estranho, inaceitável ou até inintendível. Ora estas: Por que inintendível? Justamente por que a estrutura dialética e filosófica imperante não permite este entendimento. Como entender que alguém chaqualha o corpo possuido ou influenciado por uma força externa se eu não sei qual é a função magnética que o corpo exerce sobre si mesmo e logo não dou qualquer importância ao movimento corporal enquanto um modo de expressão da realidade espiritual. Vemos também que também passa a ser este um problema de conceituação, do contrário não haveria qualquer necessidade de danças religiosas em quaisquer religiões que fossem, estar estático bastaria para uma boa energização ( assunto este que deveremos também discutir ). Retornando um pouco o tema: as políticas religiosas de grandes religiões não têm como prioridade a educação profunda do ser humano no aspecto religioso real, mas sim uma educação unidirecional que diz: isto é bom, já aquilo ( que é externo à nossa religião ) não somente é mal como é diabólico, chegando assim aos limítes de fazer com que os índios tenham medo de sua própria cultura substituindo ayuasca por pinga, que sendo uma bebida depressora e não expansora da consciência facilite o controle da própria capacidade de reflexão e autoconhecimento

Danças Shakers: aspecto feminino da divindade

Os índios

Analizando a cultura Australiana encontraremos um intrumento de som grave e continuo: Didgeridoo, já foi discutida a interferência deste tipo de sonoridade na consciência humana, o que discutiremos a seguir é o aspecto do movimento: em geral os índios tendem em se interconectarem com os elementos da natureza, isto é bastante interessante já que eles como nas religiões que já discutimos também expandem a consciência, as características que notei e julguei interessantes dizer são:'A dança do índio não é suave como nas tradições orientais mas sim forte, pois ele bate diversas vezes com o pé no chão, seu tambor traz força e ritmo, geralmente suas danças são em grupo ( característica social de união do grupo ) são circulares e levam em consideração as 4 direções norte, sul, leste e oeste assim como fazem os chineses no shi-tenno os reis guardiões, cada qual responsável por uma direção. Obviamente analizar a cultura indígena é algo bastante difícil por se tratar de uma série de intermináveis comunidades, não obstante ocorre que impressionantemente os cerimoniais ou rituais acabam por ser muito similares entre si. Teriam eles algum dia em remoto passado combinado a dançar em circulos? Talvez os mais exaltados tivessem dito: temos que criar um conscenso que quando dançarmos batemos o pé no chão! Ou com mais bom senso e discernimento podemos crer que o ser humano possui em si a capacidade de desenvolver a sensibilidade energética, e que os xamãs ou pessoas mais senciveis tivessem percebido de que maneira interferiam em seus corpos magnéticos quando propagavam fumaça dos caximbos, batiam o pé no chão e dançavam. O xamanismo está difundido em muitas partes do mundo, desde a Sibéria ( Ritual Chukchi ) o Tibet ( Grupo étnico Tamangs práticas Bon ) ou Malasia ( Grupo étnico Chewong ); Cazaquistão ( Com práticas xamãs que foram aderidas pelo Islão ). No México há os Toltecas, onde Carlos Castañeda foi discípulo do "Nagual" Juan Matus da tribo "Chacmools" aprendendo os movimentos chamados de "Tensegrity" ( Além do uso de plantas sagradas como Peyote e Estramônio )descritos à seguir.

Tensegrity

Kuikuros dançando

GIROS E SONS - Vamos agora recordar dos elementos que são necessários para que o movimento físico seja considerado como uma ferramenta para a ativação e manutenção dos fluxos de energia do corpo: Respiração, Concentração, Seriedade, Atenção, Oração, Audição e Tontura ). Destes faltou-nos abordar sobre audição e tontura, ocorre justamente que no processo do movimento estão atuando em conjunto muitos outros fatores, que fazem com que o próprio movimento tenha sua peculiaridade de ser um movimento energético expansivo e não meramente físico.

No quesito audiçào é certo que os religiosos estão constantemente submetidos às musicas e estas estão diretamente interferindo em seus padrões de ondas cecebrais, pode-se dizer que há uma maior produção de serotonina no cérebro quando estamos submetidos à músicas, e ainda quando praticamos atividades de caráter físico, serotonina é um neurotransmissor portanto acaba por acarretar aos neorônios maiores possibilidades de interconexão entre si, explica-se assim de que maneira o místico, médium ou sensitivo adquire uma maior capacidade de senso-percepção ou percepção do ambiente que o circunda pois há dois grandes produtores de serotonina: música e movimento. Com relação à serotonina Colin Wilson, considerado suscessor de Aldous Huxley, têm idéia análoga crendo que ela seja uma substância que trabalhe para a imaginação e para a memória e que tenha a função de suprimir a percepção do universo que nos circunda, no entanto, de uma maneira inesperada ele se contraria quando diz que a mesma substância também seria causadora do êxtase.

Colin Wilson

É viável citar que grande parte dos cerimoniais são executados à noite, sendo que há neste horário pela escuridão maior produção de melatonina, hormônio responsável pela calma e tranquilidade. Ora estas, diz-se que estamos mais propensos à sentir as energias quando estamos mais calmos, ou seja: quando diminuimos os nossos padrões de ondas cerebrais, neste caso podemos considerar a melatonina como um precursor da sensibilidade, e o cortizol e adrenalina como dois grandes inimigos já que aceleram o padrão ao invéz de diminuir.

Melatonina
No que se refere aos GIROS que podem provocar TONTURA vemos grande similaridades entre danças Derviches dos sufistas, Candomblé e Umbanda.
Curiosamente entre os tibetanos do alto Himalaia encontramos alguns movimentos bastante interessantes, uma prática que faz parte da Medicina Tibetana que possui influencia do Hatha-Yoga da Índia. Estes movimentos são denomunados como Lu-Jong, pertencentes à tradição Vajrayana, no qual tal como na Yoga é dada grande atenção à exercícios respiratórios. ( Que não pode ser confundido com Lo-Jong ( mente-transformação ) que é um exercício exclusivamente mental. No Tibete também há o Tsa Lung, que segundo Tulku Lama Lobsang:
Tulku Lama Lobsang ( Mestre dos movimentos Lu-Jong )


"O Tsa Lung trabalha ao mesmo tempo com o corpo e com a respiração. É uma técnica que combina movimentos com a retenção da respiração. Porque estamos a reter a respiração, os movimentos podem penetrar mais fundo no corpo e abrir um maior número dos pequenos canais e os chacras mais subtis. Só é possivel abrir estes pequenos chacras retendo o ar. Só movimento não chega. Algo mais subtil como a respiração deve ser usado para alcançar estes locais mais subtis"

Deve-se considerar que mesmo antes do Budismo e Yoga chegar ao Tibete já havia uma religião chamana Bon com crenças anmistas e práticas xamânicas. Ainda há monasterios Bon no Tibet encontrados nas montanhas do Himalaia, com influencia atualmente do Budismo com a antiga prática de "Kum Nye" ( Prática de movimentos Budistas ) pertencentes ao "Tantras Médicos". Provavelmente tenha sido esta a origem dos conhecidos como"5 rituais Tibetanos" uma sequecia especifica de movimentos. Esta prática xamânica pertence aos "Tamangs", um grupo étnico do Nepal. Na religião Tamang há Lamas e shamans ( bombo ).
SHAMANISM - TAMANG - NEPAL
The Genesis of the Five Tibetan Rites:
Part 1 - The Bon Tradition of Tibet

http://en.wikipedia.org/wiki/Five_Tibetan_Rites

Provavelmente relacionados com os movimentos designados por Ba-Kua criado por "Ch'ing Yuen" (1678 ) todos têm como caracteristica unificadora os giros.

Sistema de movimentos Ba-Kua Ching Yuen, vamos reparar claramente na dinâmica dos giros.

Onde o sistema vestibular'( cristais de carbonato de cálcio localizados na orelha ) é constantemente estimulado, no entanto a sensação de equilibrio não depende apenas do sistema vestibular como também dos receptores localizados em músculos e tendões e da própria visão. é assim que alteramos o contexto natural de uma série de estruturas fisiológicas quando giramos. Sabe-se que a cafeína também têm a capacidade de provocar labirintite e que os monges se utilizam de Chá Preto extremamente rico em cafeína para suas meditações, é natural pensar empiricamente que pela sensação provocada a tontura nos leve fora do corpo já que estamos como percebendo que a consciência ou o "eu" não está mais no corpo. No entanto ainda não sei qual o fator mais importante neste caso: se são os giros em si ou a sensação de tontura propriamente dita...

Não podemos nos esquecer que um fator só funcioará efetivamente se estiver conciliado com todos os outros fatores, é certo dizer que girar apenas não bastará para expandir a consciência, mas sim girar fazendo exercícios respiratórios, orando, concentrando, ouvindo a música e estando submetido à baixa luminosidade.

É sabido que existem meditações mais profunda que não têm a necessidade de uma movimentação física, mas neste caso há um forte trabalho de energização atravéz da respiração, assim a energia flui do alto para baixo. Creio ainda que a movimentação física é um grande auxiliar nos trabalhos energéticos, e pode ser trabalhada inclusive em duplas como notamos nos passes Espiritas, nos descarregos Umbandistas ou mesmo em movimentações em duplas no Tai-chi-chuan. Devemos considerar que nos estados de expanção da consciência o sujeito fica extremamente receptivo à tudo aquilo que o cerca sejam estas coisas que estejam no plano astral ou no plano físico, este é o motivo para os quais justamente foram designados alguns elementos como: fogo, água, bebidas, incenso, cristais, plantas, mandalas, cores e comidas... pois todos são elementos que irão interagir com o campo magnético do médium, tudo têm seu local e uma preparação adequada. É óbvio que não é recomendável abrir seu campo espiritual estando num metrô lotado, ou em meio de uma partida de futebol, pois você estaria intercambiando energias com estes tipos de ambientes confusos e cheios... por isto é natural pensar que um médium deve sempre se precaver e estar sempre preparado, evitar ambientes confusos é sempre a alternativa mais aconselhável não podendo evitar podemos carregar um pedaço de turmalina negra para descarregar e outro de enxofre para recarregar os centros magnéticos.

É interessante notar que todos nós estamos no dia a dia expandindo nossas capacidades magnéticas, e nota-se nas artes que grandes sensitivos se aprofundam em suas respectivas disciplinas, aparentemente num campo não religioso desenvolvem uma capacidade de expanção magnética fora do comun. Analizar o padrão de movimentos de um artista é uma maneira de prceber em que padrão de aprofundamento magnético ele está, citarei para isto um pianista inigualável: Glenn Gould:

No caso de Glenn Gould interpretando Gouldberg variations num 25 notamos que as características referentes à expansão mental estão todas presentes, pouca iluminação, concentração, atenção, audição e inclusive movimentação e respiração, é importante notar que o pianista no justo momento em que desenvolverá determinado tema ao piano, momentos antes executa um ato de inspiração, não digo inspiração apenas no sentido de criatividade como propriamente um ato respiratório que lhe permite captar a energia específica do tema musical, analizando minuciosamente os movimentos que Glenn Gould executa com as mãos e ainda com o tronco notamos que o mesmo que faz a mente é o que faz o corpo, há um sincronismo é assim que não há diferença entre movimentar e pensar, é tudo duas maneiras de expressão do espírito. O pensamento é a maneira mais fácil da razão conseguir traduzir um sentimento e o movimento é uma maneira não racional de expressar o mesmo sentimento, no entanto o movimento não tem a necessidade de traduzir pois ele é um meio mais direto que o próprio pensamento de ascessar o espírito, a movimentação corporal e expressão facial de uma pessoa pode revelar algo que nem ela mesmo ascessa quando tenta racionalizar sua essência. Por isto a dança e até a música são contatos mais diretos com os Deuses que a própria palavra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos fazer todos os cálculos, incluindo os decimais. Assim tudo será resolvido!
pompagreat@hotmail.com